Pular para o conteúdo principal
Publicado em 20, Jun 2022 por economia_obser…
Pessoa manuseando prancheta em área industrial
Publicações

Confiança do industrial catarinense atinge maior patamar em 2022

A confiança do empresário industrial de Santa Catarina e do país registrou o maior patamar do indicador no ano de 2022. No entanto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)  catarinense aumentou 2,6 pontos, o dobro do registrado na média nacional. Esse resultado coloca a confiança do empresário industrial catarinense novamente próxima da média nacional, após cinco meses consecutivos com patamar abaixo.

Confiança do empresário industrial SC e BR

O ICEI é um índice de difusão, que varia de 0 a 100 pontos, composto por dois indicadores: 1) o índice de condições atuais, que retrata o sentimento do atual estágio da economia em relação aos últimos seis meses e 2) o índice de expectativas, que procura mensurar as expectativas para os próximos seis meses.

O avanço da confiança do industrial em junho tanto em Santa Catarina como no cenário nacional reflete uma melhora na percepção do cenário atual em relação aos seis meses passados, bem como uma melhora nas expectativas para os próximos seis meses.

De maneira geral, as políticas fiscais de isenção tributária impactaram positivamente a percepção dos industriais. Embora o cenário de restrição monetária e gargalos logísticos de caráter global se mantenha, iniciativas domésticas do lado fiscal buscam acomodar as expectativas de inflação de curto prazo. Contudo, no horizonte de médio prazo, essas medidas podem acabar gerando pressão sobre as contas públicas.

Condições atuais indicam ambiente de melhora pela primeira vez em 2022

Componente do ICEI, o Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos, o que indica agora uma percepção de melhora do empresário industrial em relação às condições atuais da economia brasileira, quando comparado com os seis meses imediatamente anteriores.

Índice de Condições atuais da economia em SC e BR

Já o indicador referente às expectativas para os próximos seis meses apresentou o maior valor para o ano de 2022,  o que indica uma maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado.

Índice de expectativas para os próximos seis meses

Embora no ano a Indústria em Santa Catarina venha apresentando queda na produção, incentivada sobretudo pelo maior nível global dos preços de insumos e commodities, a recuperação nacional nas vendas do Comércio e na prestação dos Serviços podem orientar a atividade econômica no segundo semestre de 2022.

Acesse o boletim na íntegra no link abaixo: