Pular para o conteúdo principal
Publicado em 16, Nov 2021 por observatorio
José Eduardo Fiates e Paulo Rocha
Publicações

Inteligência em dados para transformar o futuro das cidades. Essa é a proposta do Cidade Única, uma plataforma que reúne informações das 5.570 cidades do Brasil e permite o monitoramento online dos principais indicadores econômicos, sociais e demográficos disponíveis. 

A solução desenvolvida em uma parceria entre o Observatório de Negócios do Sebrae/SC e o Instituto Euvaldo Lodi, por meio do Observatório FIESC, foi apresentada a 75 municípios catarinenses que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, nesta terça-feira, 16. O diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, falou sobre inteligência em dados na gestão pública. “A plataforma de dados é fundamental para o planejamento e execução de serviços no âmbito municipal. É uma plataforma de transformação em ‘cidades inteligentes’, mais planejadas, desenvolvidas e sustentáveis”, destacou.

Para a gerente executiva do IEL/SC, Eliza Coral, a plataforma Cidade Única aproxima a tecnologia de inteligência em dados do gestor municipal. “A partir do monitoramento de indicadores, a prefeitura tem ao seu alcance um diagnóstico mais preciso e poderá realizar um planejamento muito mais eficiente para o desenvolvimento do município. O resultado se traduz em qualificação da gestão pública, com serviço de maior qualidade e mais transparência para a população”, afirma.

A analista de negócios da Gerência de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, explica que neste primeiro momento a plataforma será apresentada aos municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora, que terão acesso exclusivo aos dados do Cidade Única. “Atuamos em 75 municípios catarinenses com o Programa Cidade Empreendedora e sabemos a importância dessas informações para aperfeiçoar a gestão pública. Com o bom uso dessa ferramenta, os gestores podem fazer um planejamento assertivo, de acordo com a realidade e necessidade dos municípios, garantindo mais desenvolvimento social e econômico”, comenta Soraya. 

Sobre o Cidade Única
A plataforma Cidade Única permite monitorar indicadores dos 5.570 municípios do Brasil. São mais de duzentos indicadores sociais, demográficos e econômicos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência analítica nas prefeituras.

O sistema é constantemente atualizado e abastecido por dados oficiais provenientes de mais de 40 bases públicas, com pelo menos cinco anos de série histórica, o que permite o acompanhamento do desempenho de cada município em nove eixos: Demografia, Social, Infraestrutura, Orçamento Público, Economia, Setor Primário, Saúde, Educação e Potencial de Consumo. 

O acesso é online, simplificado e dinâmico. Em alguns cliques, o gestor público municipal pode acompanhar os principais indicadores de sua e de outras cidades brasileiras, cruzando informações de diferentes eixos temáticos e verificando a evolução dos dados ao longo do tempo. 

Os gráficos gerados podem ser utilizados em apresentações ou compartilhados em redes sociais, o que torna a administração mais transparente e acessível ao cidadão. 

O Cidade Única disponibiliza comparações com municípios de características sociais, demográficas e econômicas similares, chamados de cluster, o que permite ao gestor público traçar metas de desenvolvimento e potencializar parcerias entre prefeituras.

Acesse em www.cidadeunica.com.br