Pular para o conteúdo principal
Publicado em 17, Dec 2020 por thais.braga
producao
Publicações

Santa Catarina teve a segunda melhora seguida na produção industrial no comparativo  do mês em relação ao mesmo mês do ano passado, com crescimento de 7,6% em outubro de 2020. Isso coloca o estado novamente na primeira posição em comparação com o desempenho dos demais estados contemplados pela pesquisa do IBGE. No Brasil, a produção aumentou em 0,3% em outubro (em relação a outubro de 2019).

imagem1

Ao analisar a variação da produção industrial de setembro a outubro, Santa Catarina também apresentou bom desempenho, com crescimento de 2,8%, enquanto o Brasil avançou 1,1% no período. De acordo com o IBGE, o estado, em conjunto com o Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, superaram o patamar pré-pandemia.

imagem1

Um dos setores responsáveis por esse resultado foi o de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos, que apesar de três acentuadas quedas no período de março a maio, vem tendo uma rápida e alta recuperação nos últimos meses, acumulando crescimento de 2,7%, superior ao de 2019 no comparativo do período (jan-out 2020/ jan-out/2019). Tal resultado foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na demanda de eletrodomésticos, estimulado pelo complemento de renda gerado pelo auxílio emergencial.

imagem1

Outro setor importante para o mês de outubro, foi o de máquinas e equipamentos que teve a maior variação no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, de 35,5%. O desempenho desse setor está muito relacionado ao resultado de outros setores, uma vez que também serve de insumo para a própria indústria. Isso gera expectativas otimistas para a produção industrial, uma vez que o bom resultado do setor trás indícios de melhora na indústria como um todo.

Por fim, destaca-se o resultado da produção da metalurgia, que teve a primeira variação positiva desde janeiro desse ano, de 9,9% na variação interanual.

Tags Publicações