Produção industrial catarinense se mantém em patamar pré-pandemia, apesar de recuo de 0,3% em junho

Indústria de transformação catarinense registrou o quinto recuo mensal consecutivo na sua produção em junho

Publicado em 12/08/2021

Produção industrial de Santa Catarina apresenta recuo em junho

A indústria de transformação catarinense registrou o quinto recuo mensal consecutivo na sua produção em junho, retraindo 0,3% ante o mês anterior. Além disso, a revisão nos dados divulgados pelo IBGE apontou queda de 0,2% no indicador em maio, ante elevação inicial de 0,1% nos dados divulgados anteriormente. Na análise interanual, entretanto, a produção industrial registra expansão de 23,2%.

Produção industrial de Santa Catarina e Brasil em junho

A produção da indústria geral nacional manteve estabilidade no mês de junho. Entre os estados, as regiões norte e nordeste registraram desempenho mais favorável na análise mensal, com dados dessazonalizados. Na análise interanual, a produção industrial nacional registra expansão de 12,0%.

Apesar da manutenção da atividade industrial em Santa Catarina em patamar superior ao pré-pandemia, o estado registra uma resistência para expansão da atividade desde janeiro de 2021. Esse desempenho pode ser reflexo de uma equalização entre a oferta e a demanda, após os desequilíbrios observados nos primeiros meses da pandemia. No entanto, à medida que a vacinação em massa no Brasil avança, é esperado um crescimento econômico mais equilibrado entre os setores – favorecendo a atividade industrial.

Índice de produção industrial de Santa Catarina

Os setores de Equipamentos Elétricos, Vestuário e Acessórios e Metalurgia apresentaram retrações no mês de junho. Entre as principais razões para o resultado está o desaquecimento interno de setores demandantes desses produtos. Além disso, houve uma elevação no nível dos estoques, o que reduz a necessidade de produção desses bens. Por outro lado, Produtos de Madeira, Veículos Automotores e Máquinas e Equipamentos registraram as maiores expansões na produção no mês de junho, fruto sobretudo da demanda do mercado externo.

Santa Catarina em terceiro no ranking nacional

No primeiro semestre do ano, Santa Catarina apresentou expansão de 26,1% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado também ficou acima da média nacional, de 12,9%. Entretanto, é importante ressaltar que a base de comparação é mais baixa em função do início da pandemia em 2020. Na comparação com as demais unidades da federação, o crescimento da produção industrial do estado catarinense figurou atrás somente dos estados do Ceará e Amazonas.

Ranking de produção industrial das unidades de federação
Setor de metalurgia se destaca no primeiro semestre do ano

A produção do setor de Metalurgia vem apresentando o melhor resultado da indústria de transformação no acumulado do ano, apesar da queda no mês de junho. Após fortes choques sentidos nos meses de março a junho de 2020, a demanda oriunda do setor da construção reaqueceu a produção industrial, levando-a inclusive a patamares superiores aos observados no pré-pandemia. Máquinas e Equipamentos, Equipamentos Elétricos e Produtos de madeira, com forte demanda do exterior, também atingiram patamares superiores ao pré-pandemia.

Por outro lado, o setor de Produtos Alimentícios que sofreu menores abalos nos primeiros meses da pandemia, destinando grande parte da sua produção ao mercado externo, vem sofrendo impactos com a redução da demanda de países asiáticos. A normalização da quantidade de animais na China, após impactos da peste suína, tende a equalizar a demanda pelo produto catarinense.

Mais informações podem ser obtidas no boletim anexo abaixo:

Tags Publicações
Produção industrial