Pular para o conteúdo principal
Publicado em 4, Apr 2022 por Thiago RL
Pessoa em pé com uniforme em ambiente industrial
Publicações

Atividade econômica catarinense registra o maior crescimento do país em janeiro

IBC dados gerais

Santa Catarina registrou expansão de 4,8% no Índice de Atividade Econômica no mês de janeiro, ante dezembro de 2021, na série livre de efeitos sazonais. Foi a maior expansão da atividade econômica do país na variação mensal. Já no acumulado de 12 meses, Santa Catarina teve o terceiro melhor resultado do país, com 6,5% de expansão, acima da média brasileira (4,7%). No que se refere ao nível de atividade econômica, o estado voltou a registrar patamares superiores ao pré-pandemia, enquanto a média nacional segue no mesmo nível.

Série histórica IBC

Divulgado mensalmente, o Índice de Atividade Econômica (IBC) do Banco Central é considerado uma prévia do resultado do PIB e mensura variáveis proxies sobre o desempenho setorial da economia.

O setor industrial é um dos responsáveis pelo resultado positivo no mês de janeiro sobre a atividade econômica de Santa Catarina. A indústria registrou expansão de 0,9% em janeiro, na comparação com o mês de dezembro de 2021. A Metalurgia catarinense segue registrando a maior expansão da produção industrial no estado, no valor de 29,6% em janeiro ante dezembro. A atividade metalúrgica vem sendo impulsionada pelo bom momento da Construção, essa última responsável pela geração de mais de 3,5 mil novos postos de trabalho no mesmo mês de referência.

Cabe o destaque ainda na atividade de Confecção de vestuário e acessórios, cujo crescimento de 6,5% em janeiro ante dezembro vem ao encontro do saldo de emprego de 2,8 mil novas vagas formais no estado. Outra atividade que vem sustentando níveis de produção elevados na Indústria é a de Veículos automotores, que registrou em janeiro um patamar 11,4% acima do período pré-pandemia (fev. 20).

Setores

Além disso, os efeitos sazonais na Agropecuária tiveram impacto positivo na economia do estado, registrando mais de 3,1 mil vagas formais na Produção de lavouras permanentes em janeiro, sobretudo no Cultivo de maçã. Outro destaque é a produção de Trigo, que segundo a Epagri (2022), o valor final da safra 2021/2022 registrou 347,8 mil toneladas, o que significou um aumento de 102,1% em relação à safra anterior. Isso acaba impulsionando também a produção da Indústria no fornecimento de máquinas e insumos, como por exemplo, tratores e outras máquinas agropecuárias.

O setor de Comércio catarinense apresentou estabilidade em janeiro, com expansão de 0,1% no volume de vendas em relação a dezembro. As vendas de Móveis e eletrodomésticos obtiveram o melhor resultado do Comércio, impulsionando o setor. Já os Serviços registraram queda de 1,7% no mês de janeiro, com recuo mais significativo na atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares.

Ranking UFs IBC

Acesse o boletim abaixo:

Tags Publicações