Pular para o conteúdo principal
Publicado em 17, Jun 2021 por economia_obser…
Pessoa em pé com uniforme em ambiente industrial
Publicações

Atividade econômica de Santa Catarina cresce 0,56%

IBC SC e Brasil variações

Santa Catarina registrou expansão de 0,56% no Índice de Atividade Econômica (IBC) nos dados divulgados do mês de abril em comparação com o mês de março, com ajuste sazonal. O índice voltou a mostrar variação positiva no estado após dois recuos consecutivos em fevereiro e março, na análise contra o mês imediatamente anterior. No comparativo de abril com o mesmo período do ano passado, Santa Catarina também apresentou variação positiva de 16,83%. Ambos os valores foram acima da média nacional.

IBC SC e Brasil variação ano anterior

O IBC-Br incorpora estimativas da agropecuária, indústria e serviços, incluindo também os impostos sobre os produtos. O indicador ajuda a antecipar o resultado do PIB e é utilizado como apoio para tomadas de decisões do Banco Central sobre a taxa básica de juros do mercado.

No comparativo entre as Regiões do Brasil, a Região Sul lidera o ranking, com valor de 19,1% no mês de abril, comparado com o mesmo mês de 2020. Já no ranking nacional, na mesma comparação de análise, nota-se que Santa Catarina caiu uma posição: agora está em terceiro lugar com variação de 16,83%, abaixo do Rio Grande do Sul e Amazonas.

IBC ranking dos estados

Entretanto, Santa Catarina ainda se mostra com uma recuperação mais consistente do que a observada na economia nacional, com o IBC-Br apresentando níveis maiores do que o período pré-pandemia em 2021. No período acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina apresenta crescimento de 2,2%, enquanto a economia nacional registra queda de 1,2%.

IBC Brasil SC e Sul

Acesse o boletim abaixo para outras informações: