Construção orienta geração de novos empregos formais na indústria catarinense

Construção segue aquecida em Santa Catarina no ano de 2022 e movimenta também setores com os quais possui elevado encadeamento produtivo

Publicado em 29/03/2022

Construção orienta geração de novos empregos formais na indústria catarinense

Santa Catarina gerou em fevereiro de 2022 a abertura de 28,5 mil novas vagas formais, com participação importante do setor de Serviços, responsável pela geração de 16,2 mil novos postos de trabalho. Todos os setores encerraram o mês de fevereiro com saldo positivo, onde a geração de novas vagas foi de 7,1 mil na Indústria geral, 3,4 mil na Construção, 1,3 mil no Comércio e 465 na Agropecuária.

Saldo de empregos formais em Santa Catarina em fevereiro de 2022

O momento favorável que a Construção experimentou em 2021 continua se mantendo em 2022 e reverberando para outros setores com os quais possui elevado encadeamento produtivo. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor gerou 13,6 mil novas vagas, onde mais da metade se concentra na Construção de Edifícios, atendendo à demanda residencial e comercial crescente no estado.

Ranking dos estados da federação - Saldo na indústria

Um dos setores que vem se beneficiando disso é o de Madeira e Móveis, em especial a atividade de Fabricação de Produtos de Madeira. Além da elevada demanda externa para esses produtos, a demanda doméstica para o setor da Construção segue em elevação, sobretudo para novas obras. Em 2022, o setor de Madeira e Móveis já gerou mais de 2,7 mil novas vagas formais de trabalho.

Outro destaque na Indústria no mês de fevereiro se deu no setor Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, que gerou 2.086 novas vagas formais de trabalho, impulsionada pela atividade de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios. O retorno das atividades presenciais em diversas empresas, negócios e escolas vêm impulsionando as vendas no setor, que pode também ser observado no crescimento da produção industrial, bem como na criação de vagas de trabalho.

Saldo dos setores industriais em Santa Catarina em fevereiro de 2022

No setor de Serviços, a atividade da Educação abriu 3.152 novas vagas formais de trabalho no estado. O resultado engloba fatores sazonais, devido a recontratação de funcionários desligados no final do ano, em dezembro, somados ainda à retomada das aulas presencias.

O cenário se mantém favorável para Santa Catarina em 2022, apesar das distorções ainda presentes nas cadeias globais de produção. Além de possuir o segundo maior saldo do país em novas vagas formais no acumulado do ano (+51.906), o estado possui a maior expansão da produção industrial do país e níveis de intenção de investir da Indústria historicamente altos.

Confira o boletim na íntegra abaixo: