Pular para o conteúdo principal

Cenário de incerteza permeia maior contração monetária no mundo

Banco Central elevou a taxa básica de juros do mercado brasileiro (Selic) para 12,75% ao ano

Publicado em 30/05/2022

Confiança do industrial catarinense se mantém estável em maio

No mês de maio, a confiança do empresário industrial catarinense mostrou estabilidade, registrando leve avanço de 0,2 ponto e totalizando agora 54,7 pontos no ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial). Por outro lado, a confiança do empresário industrial brasileiro apresentou recuo de 0,3 ponto e segue se mantendo acima da confiança em Santa Catarina, atingindo 56,5 pontos em maio. 

O ICEI é um índice de difusão, que varia de 0 a 100 pontos, composto por dois indicadores: 1) o índice de condições atuais, que retrata o sentimento do atual estágio da economia em relação aos últimos seis meses e 2) o índice de expectativas, que procura mensurar as expectativas para os próximos seis meses.

Confiança do empresário industrial SC e BR

 

Apesar da estabilidade na confiança do industrial de Santa Catarina em maio, o resultado do mês mantém o índice abaixo da média dos últimos 12 meses (57,7 pontos). A deterioração das condições atuais em relação aos últimos seis meses ajuda a entender essa dinâmica: o conflito entre Rússia e Ucrânia, a desaceleração da economia chinesa e o momento mais restritivo no cenário econômico global são fatores essenciais nesse processo.

A pressão de preços continua latente tanto pelo lado da oferta (do produtor) como para o consumidor final, restringindo crescimento no consumo. Contudo, a geração expressiva de novas vagas formais de trabalho e a manutenção do cenário de pleno emprego em Santa Catarina sustenta um crescimento mais equilibrado entre os setores no estado. Santa Catarina registra no ano (jan. - mar.) o segundo maior saldo de empregos formais do país e possui a menor taxa de desemprego nacional.

Desde janeiro o indicador de Condições Atuais vem registrando níveis abaixo do limiar de 50 pontos, tanto para Santa Catarina como para o Brasil. Isto aponta uma percepção do empresário de que o cenário atual está pior do que há seis meses. Uma explicação para a preocupação do industrial são os entraves nas cadeias produtivas globais, sobretudo logísticos.

Índice de expectativas para os próximos seis meses

 

Já o índice relacionado às expectativas para os próximos meses segue registrando pontuação acima de 50 pontos, apontando um nível otimista dos empresários para um futuro de curto prazo, alcançando 57,4 pontos em maio. 

No entanto, a retração de 0,6 ponto em relação a abril indica que a disseminação do otimismo entre os empresários industriais catarinenses está reduzindo.

Índice Condições atuais BR e SC

 

A sinalização da China de um retorno à normalidade da atividade econômica já no início de junho e o arrefecimento da inflação no mundo no decorrer do restante do ano, trazem algum otimismo para o maior consumo da população e, com isso, um maior reaquecimento da demanda por produtos industriais no estado.

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Documento