WEG é a segunda empresa mais inovadora do país, de acordo com Prêmio Valor Inovação Brasil 2021

A WEG, fabricante global de equipamentos eletroeletrônicos com sede em SC foi eleita a segunda empresa mais inovadora

Publicado em 29/10/2021

A WEG, fabricante global de equipamentos eletroeletrônicos com sede em Santa Catarina, foi eleita a segunda empresa mais inovadora do país pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2021. O ranking, elaborado pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&, do grupo PwC, está na sétima edição e se baseia em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

De acordo com análise do Observatório FIESC, outras seis empresas em Santa Catarina ficaram ranqueadas entre as 150 mais inovadoras do país: Whirlpool (12ª), BRF (69ª), Duas Rodas (70ª), Totvs (90ª), Engie (94ª) e Ciser (142ª), atuantes nos setores de Eletroeletrônica, Alimentos, Alimentos e Bebidas, Energia Elétrica e Metalurgia, respectivamente.

Inovacao_SC

Avanço no Ranking

Com relação ao levantamento de 2020, a WEG saltou da oitava para a segunda posição entre as empresas mais inovadoras do país. Em todas as sete edições do anuário, a companhia de Jaraguá do Sul esteve presente entre as 10 primeiras colocadas.

Entre as seis catarinenses classificadas no ranking de inovação, seis melhoraram de posição em comparação ao ano anterior. A indústria de fixadores Ciser, de Joinville, subiu da posição 160 para a 142 e passou a fazer parte das 150 companhias mais inovadoras do país.

Inovação como estratégia

O jornal Valor Econômico destacou na publicação a percepção das companhias entrevistadas sobre a importância estratégica da inovação para os seus negócios. Metade das empresas entrevistadas admitiram que a inovação é sua principal estratégia de gestão – um crescimento de 13 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Conforme a publicação, a pesquisa ouviu 226 empresas de 23 setores da economia, e ao todo avaliou 954 casos de inovação.

O jornal destacou ainda que esses investimentos têm forte conexão com a agenda ambiental, social e de governança corporativa e vêm ganhando espaço entre investidores, fornecedores e clientes. Para atender ao compromisso de redução de emissões e de descarbonização, as empresas aceleraram seus projetos de pesquisa e desenvolveram plataformas de acompanhamento dos indicadores para transição para a meta de carbono neutro.

Também há destaque de companhias catarinenses entre as líderes de cinco dos 23 setores analisados.
Confira abaixo os rankings setoriais em que empresas em Santa Catarina obtiveram destaque

Inovacao_setorial